terça-feira, 15 de junho de 2010

PLANO DE AULA - OS CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL

PLANO DE AULA

História clássicos encantados “os três porquinhos”

Objetivo geral:
Analisar e interpretar as informações presentes na história, observar como ocorre a vida dos personagens, e ver a matemática de forma imaginária dentro da história, fluir naturalmente no decorrer da leitura.

Conteúdo:
Leitura interpretativa, produção de frases produção textual, jogos matemáticos, geometria, situação problemas, lista temática, dramatização, formas, cores.


Metodologia:
Geraldo H. Kool Filho.
Os três porquinhos

Era uma vez três porquinhos felizes, O mais novo adorava brincar, o segundo cantar e o terceiro trabalhar. Percebendo que o dono da fazenda ia vender seus filhotes para um açougue, dona porca aconselhou seus três filhotes a morarem longe dali.
Então foram os três porquinhos, rapidinho, para a floresta.
O porquinho mais novo construiu bem depressa uma casa de palha e foi brincar.
O segundo construiu uma casa de madeira, assim poderia mais tempo ás suas musicas.
O terceiro porquinho ficou trabalhando por muito mais tempo e construiu uma casa de tijolos.
Algum tempo depois, um lobo malvado se mudou para aquela região. Logo soube onde ficava a casa dos três porquinhos.
Ele foi procurar os porquinhos e encontrou a frágil casa de palha.
- Abra essa porta, senão eu derrubo a casa! –disse o lobo muito irritado.
Como o porquinho não abriu, o lobo estufou o peito e soprou.
A casinha foi pros ares.
O porquinho saiu correndo e foi se esconder na casinha de madeira. Chegando na casinha de madeira. O lobo novamente mandou que abrisse a porta. Como os porquinhos não fizeram, o lobo soprou com mais força e derrubou também a casinha.
Os dois porquinhos correram então para a casinha de tijolos.
O lobo chegou até a casa de tijolos minutos depois.
Bateu na porta e, como ninguém respondeu, estufou o peito e soprou. Continuou soprando até ficar completamente exausto.
Depois ele tentou derrubar a porta com um tronco de árvore, mas também não teve sucesso.
Então resolveu descansar um pouco.
Enquanto descansava, bolou um novo plano para invadir a casa.
Ele subiu no telhado e desceu pela chaminé.
Quando estava descendo começou a sentir muito calor e sem perceber caiu dentro de um caldeirão com água fervendo.
O lobo saiu correndo e nunca mais voltou.
Interpretação oral com questionamentos sobre a história lida, interpretação escrita, atividades em grupo com jogos da trilha por onde os porquinhos percorreram quando deixaram sua casa da sua mãe para irem construir a casa na floresta, conversa informal sobre a história que envolveu outras disciplinas.

Recurso:
Jogos, máscara dos porquinhos, cartolinas, livros de histórias do clássico encantado, dados.

Avaliação:
Observar o que os alunos aprenderam, se perceberam que a matemática fica mais clara se sair de um contexto, se o uso de jogos possibilitará maior compreensão trabalhado de forma lúdica.


Bibliografia: FILHO-Geraldo H. Kool.

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