Socialização da aula usando recursos da TV Escola
As aulas enriquecidas com as tecnologias trazem motivações para qualquer planejamento, pois essa proposta de aprendizagem flui ricamente , uma vez que, desperta o interesse do aluno, principalmente quando a turma tem diferentes níveis de aprendizagens.
As tecnologias foram trabalhadas na turma do 2º ano com a disciplina de ciências, “o lixo”, onde abordamos um assunto bem relevante e preocupante “o meio ambiente”, exploramos imagens da cidade de Arraias e comparamos com Arraias do passado, fazendo um paralelo, observando os rios, bairros e mudanças ocorridas com o passar dos anos, nessa visão os alunos ficaram de olhos fixos nas imagens, sua atenção estavam voltadas para o meio ambiente da cidade, enquanto as imagens iam passando intercalávamos com comentários críticos para conscientizar-los da responsabilidade de cada um para com a sua comunidade.
Portanto, as tecnologias são excelentes veículos para conduzir os alunos a uma viagem ao encontro da aprendizagem, pois desperta interesses, traem e motiva para o saber principalmente nas séries iniciais, como um instrumento que enriquece a introdução de conteúdos e ao mesmo tempo torna a ação pedagógica mais significativa e facilita o alcance do objetivo proposto. Enfim avaliação deste trabalho foi perceber que os alunos ficaram preocupados com a situação do planeta quanto a destruição do meio ambiente, conscientizaram de todos tem sua parcela de culpa, e a nossa função é proteger o meio ambiente.
O papel da tecnologia juntamente com os conteúdos, colocada em prática valoriza o saber docente e garante a qualidade do conhecimento. Vale ressaltar que essa aula foi gratificante perceber que os alunos ficaram disciplinados e atraídos pelas imagens e assim favoreceu e focou a compreensão cognitiva e meu desempenho profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário